Portalegre tinha um Teatro e um Cine-Parque

Antigo Teatro Portalegrense

Continuando neste roteiro de memórias da sua adolescência em Portalegre, que Lauro António nos deixou na revista Take de maio de 2008 (que pode ser consultada aqui: https://issuu.com/take/docs/take3mai08 ), vamos “visitar” as duas outras salas mais antigas.

A primeira e mais carismática é a do antigo Teatro Portalegrense, inaugurado em 1858, um recinto clássico “à italiana”com plateia, frisas e camarotes. Nos anos 1950 tinha quatro sessões semanais de cinema, e por vezes recebia também espetáculos de teatro de revista.

Foi lá que Lauro António viu atuar Maria Dulce, a sua atriz fetiche da adolescência. Mais tarde deixou de funcionar como casa de espetáculos, foi sede do Grupo Desportivo Portalegrense e sede local da Igreja Universal do Reino de Deus. Recentemente esteve à venda no OLX, sem compradores.

Finalmente o Cine-Parque, bem no centro da cidade, era um cinema ao ar livre que abriu nos anos 1930 e funcionou até 1985. Apesar de apenas abrir no Verão, por vezes os espetadores eram brindados com chuvas repentinas. Como curiosidade diga-se que à entrada vendiam-se rebuçados e amendoins e eram servidas bebidas durante a projeção.

(Agradeço ao Frederico Corado o desafio lançado para escrever sobre estas salas icónicas de Portalegre e todo o material partilhado)

Antigo Cine-Parque

Deixe um comentário