O Cinema Roma e a Festa do Tintim

Anúncio Festa do Tintin – coleção Eurico de Barros

O jornalista Eurico de Barros lembrou na sua página de Facebook um evento de grande impacto que aconteceu no antigo cinema Roma, em Alvalade, a 30 de março de 1980. Foi a “Festa do Tintin”, organizada em parceria com a livraria Bertrand, e o levantamento de bilhetes podia ser feito com a apresentação da revista Tintin 46 (uma publicação que compilava a melhor banda desenhada franco-belga, que foi para as bancas até 1982).

Anúncio da Festa do Tintin (publicado pela revista Tintin 45) – coleção Eurico de Barros

Foi um verdadeiro festival de desenhos animados, apresentado por Vasco Granja, com as curtas de animação da Warner que os nascidos nos anos 1960/1970 viam na RTP, e a estreia do filme “Eu, Tintin” (1976) que acabaria por ser exibido no Cinema Estúdio. O registo mistura documentário (com intervenções de Hergé, o criador de Tintim), e animação (com a recriação de momentos das histórias do jornalista belga).

Anúncios dos filmes com e sobre Tintin, coleção Eurico de Barros

“As aventuras de Tim-Tim” (1961) estreou no cinema Condes a uma semana do Natal deste ano e tinha como grande novidade ser o primeiro filme a adaptar uma aventura do repórter belga em imagem real.

Neste caso tratava-se da obra “Tintim e o Mistério do Tosão de Ouro”. Infelizmente o filme não teve o sucesso internacional esperado, o que impediu que surgissem novos filmes de imagem real sobre Tintim até 2011, ano em que estreou o filme de Spielberg “ As aventuras de Tintim: o segredo do Licorne”.

Deixe um comentário