Reabertura do Monumental, 1993

Anúncio de reabertura dos cinemas Monumental (disponibilizado por Chico)

Dez anos depois da traumática destruição do Monumental nasceu no mesmo espaço, a 17 de setembro de 1993, um edifício desinteressante e sem alma mas que, pelo menos, mantinha uma zona dedicada à exibição da sétima arte e uma cafetaria/restaurante virada para a Praça do Saldanha.

Estive lá nesse dia e fui testemunha da enorme expetativa gerada junto do muito público que por ali estava e fiquei impressionado, sobretudo com a qualidade sonora que era muito notada essencialmente no “Parque Jurássico” e no “Fugitivo”. No entanto, as áreas de circulação e das salas de cinema eram notoriamente pequenas comparativamente à monumentalidade e sumptuosidade que estava bem fresca na memória daqueles que frequentavam o antigo Monumental.

Claro que, com o tempo, Paulo Branco soube criar um ambiente aprazível e cinéfilo neste multiplex o que, aliado a uma programação que misturava títulos populares com filmes independentes atraiu diferentes públicos ao longo de muitos anos.

Nos últimos anos a frequência foi decaindo o que, juntamente com a operação imobiliária que transformou este edifício noutro ainda mais impessoal, foi a ocasião ideal para encerrar de vez um espaço dedicado durante quase sessenta anos.

Gif de “O Fugitivo”
Gif de “Glengary Glenn Ross”
Gif de “Parque Jurássico”
Gif de “O Puto”

Deixe um comentário